quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Adiós Barcelona.

Com tristeza vou dizendo adiós a Barcelona. Uma cidade maravilhosa, simplesmente perfeita! Aqui tem tanta coisa, tanta opção que as vezes até me senti perdido de o que escolher e, talvez não tenha escolhido as melhores pra se ver. Mas não me arrependi de um minutinho das experiencias daqui. A única coisa que eu achei não tããão boa foi a culinária, pois é uma comida mais forte, meio apimentada e enfim, não fez muito meu gosto, mas como toda cidade grande, tem suas milhares de opções. Agora cá estou eu no hostel me preparando psicologicamente para mais um voo. A boa noticia é que tem ônibus saindo para o aeroporto a toda hora, então não terei que dormir no aeroporto como pensava.
Hoje o dia foi muito legal, talvez não tanto quanto ontem, mas foi um bom dia. Já sabia onde queria ir, então não hesitei e fui direto para a Marina da cidade, que é enorme. Nunca vi nada desse tamanho, cheinha de barcos de tudo que é lugar. Não fiquei muito tempo, porque não tinha. Então acabei subindo a pé por Las Ramblas, a avenida mais famosa da cidade. E mais muvucada também, cheeeeeeia de turistas e, segundo os locais, cheia de "batedores de carteira". Pelo que falam, o pessoal rouba e você nem percebe. Por isso fiquei apertando meus bolsos a cada 1 minuto hehehehehe.
A avenida é legal, tem de tudo. Pessoas fazendo showzinhos, vendendo coisas, tendas, bares, restaurantes. É, no português bom e claro, um calçadão mais chique. E assim eu fui andando por ela. Parei em algumas tendas, bancas e sorveterias (hehehehehe) e me desloquei logo para a minha direita, onde ficava o bairro Gótico.
Essa foi a parte mais legal do dia! É um bairro, cheio de ruazinhas bem estreitas onde você encontra alguns comércios, mas principalmente prédios da época onde na arte reinavam as construções e pinturas góticas. Como o nome já dá indícios, prédios muito escuros, cheio de pedras, e muito imponentes. Logo no começo, encontrei sem querer uma igreja, que diferente das igrejas em forma de Cruz (as que não são góticas e que esqueci o nome), são parecidas com um caixote gigante. Entrei pra ver como era e fiquei muito impressionado. Chega a dar uma sensação estranha lá dentro. Eu lembro de ter estudado no colegial que essas igrejas eram assim para intimidar os fieis, e realmente intimidam! Você fica pensando que Deus está lá olhando pra você e te julgando com cara de bravo. Bom, essa foi a impressão que a igreja me deu, desculpa se ofendi alguém com isso.
Saindo de lá continuei andando pelas ruazinhas e encontrando várias construções legais, até que achei o tal do museu do Picasso. Só que para minha tristeza, estava com uma fila enorme. Como já passava de meio dia, pensei em comer e voltar para ver se ela ia diminuir, então continuei andando e achei uma rua que ficava em frente a um mercado enorme de Barcelona, mas que estava fechado. Nessa rua haviam uns 3 ou 4 restaurantes onde você sentava no meio da rua e ficava lá curtindo o ambiente. Ao sentar, ouvi da mesa do lado um casal conversando: "nossa, mas Barcelona é bonita mesmo né?!". Logo pensei no vírus chamado Brasileiro, que tem em todo lugar hehehehehe, mas não conversei com eles, pois se eu conversasse com todos os brasileiros que têm aqui, eu não viajava.
Enfim, comi os famosos Tacos (que nada mais é do que um Mistão só que mais gostoso, pois o recheio é mais rebuscado) e também umas batatas com um molho de alho pra dar aquela calibrada no bafo! hahahahahahaha
Depois disso, voltei ao museu e para minha alegria estava um pouco menor a fila. Enfrentei a bichinha e entrei no museu até que rápido. O museu é bem legal porque mostra as fases todas de Picaso em ordem bem cronológica. Interessante saber que ele não começou com aquelas pinturas doidas, mas era um pintor muito do bom, mas que ao meu ver, era muito influenciado pela época que vivia. Depois, com todos os problemas que o mundo enfrentava e guerras, entrada da mulher nas decisões políticas e intelectuais, ele começa a pintura dele mais desgarrada de retratar fielmente o que vemos. E é aí que ele começa a deslanchar como artista, indo por toda a Europa como uma referência. O cara realmente é fera, as pinturas são muito boas e dá para ver que ele foi um cara muito a frente da época que vivia. Gostei muito dessa visita!
Sai de lá e fui voltando a Las Rumblas, para ver o restante da rua, e fiquei por lá um tempo, tomei mais um sorvetinho pra não perder o costume e fui indo em direção a Plaça Catalunya, que é a praça onde fica o metro para eu voltar para o hostel. Mas chegando lá e sabendo que eu estava nos meus ultimos momentos aqui, decidi não ir de metrô e fui subindo a pé a rua. Fui curtindo as coisas por lá e cheguei aqui no Hostel. Estava até agora pouco deixando o mais arrumada possível a minha mala e me preparando pra partir.
Barcelona foi muito legal! Muito viva, cheia de coisas e vai deixar saudade.
Agora estou com um pouco de medo de Paris, pois todo mundo fala que a galera lá não gosta muito de quem fala inglês e estou preocupado com isso pois não sei um "a" de francês. Mas vamos lá!
Então agora só me resta dizer: Adiós Barcelona, Bienvenue Paris!














Um comentário: